Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Rio de Janeiro: Universidade realizará curso da língua iorubá

Compartilhe:
sem-titulo-1

A partir de agosto, a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizará o curso: “Yorùbá – Cultura, Religiosidade e Fragmentos Idiomáticos”. As aulas serão ministradas pelo babalaorixá Marcio de Jagun, idealizador do único dicionário na língua iorubá.

A ligação entre o Brasil e o continente africano abrange muitos aspectos. As religiões de matrizes africanas são parte importante desta riqueza. Devido a essa influência, muitas palavras presentes no cotidiano do brasileiro são de língua iorubá, falada no sudoeste da África, principalmente, na Nigéria. A necessidade de aprender mais sobre esse elo de formação da nossa sociedade foi o grande motivador para o desenvolvimento de um vocábulo iorubá para o português.

“A gente buscou trazer para o livro um descortinar do idioma. Não simplesmente um significado gramatical, mas filosófico. Não apenas dizer que água significa “omi” , mas o que a água é dentro da filosofia iorubá, qual a percepção acerca desse elemento da natureza – conta, em entrevista exclusiva ao Por dentro da África, o professor de cultura iorubá Marcio de Jagun, autor do livro “Yorubá: Vocábulo temático do Candomblé”, lançado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Serviço:
Local: Campus Gragoatá/ Bloco B – sala 314, Niterói – Rio de Janeiro
Iniciante I – 18:30hs às 21:40hs – Quinta
Iniciante II – 18:30hs às 21:40hs – Terça
Intermediário I – 8:30hs às 11h45hs – Sábado
Duração: 6 meses

Fonte: Por Dentro da África.

Deixe seu comentário:

Redes sociais

Últimos eventos

Aproveite

Aproveite